sábado, 24 de novembro de 2012

DO INÍCIO AO FIM DO MILAGRE ECONÔMICO:


    
Durante o período do Governo Médici a economia aumentou mais ou menos 10% ao ano, mas por enquanto a inflação permaneceu relativamente baixa. Isso foi uma combinação bastante interessante. E foi? Foi sim! Essa combinação levou até um nome que foi o “Milagre Econômico”.
 Este é Antônio Delfim Neto, disse que para fazer isso, era preciso primeiro, acumular a riqueza para depois dividi-la. Então, para estimular o crescimento econômico, o governo conseguiu empréstimos no exterior; atraiu capitais estrangeiros e baixou os salários dos trabalhadores mais pobres. 
No último ano de Médici em 1973, por motivos internos e externos, o “Milagre Econômico” começou a dar sinais de esgotamento.
Em consequência da guerra de 1973 entre árabes e judeus, os países árabes começaram a triplicar o preço mundial do barril de petróleo, isso fez com que provocasse abalo na economia brasileira.
Com tudo isso o PIB começou a declinar, e a inflação voltou a crescer. A dívida externa e diferença entre os mais ricos e os mais pobres também aumentaram. E com todos esses fatores, foi uma gota d’água para que o presidente Médici saísse do governo com pouca popularidade.

                                               
                             Agora acabamos o capítulo sobre o “REGIME MILITAR.”
                                                         Espero ter ajudado vocês.
                                                                     Beijos ;*
                                                                      
                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário