Esse presidente ele assumiu o poder em um momento em que trabalhadores de várias partes do país estavam em greve em defesa de seus salários, que vinha sendo corroídos por uma inflação rápida.
A greve mais importante foi a dos metalúrgicos do ABCD paulista, que teve início antes da posse de João Figueiredo. No início, os operários exigiam mesmo o reajuste dos salários e depois eles passaram a exigir também liberdades democráticas. Além de operários, estudantes, artistas, líderes comunitários, religiosos e políticos de várias tendências também estavam presente às comemorações o Comitê Brasileiro para a Anistia (CBA), que também liderava a campanha pela “anistia ampla, geral e irrestrita”.
—> A anistia e os novos partidos:
Naquele mesmo ano de 1979 a anistia conseguiu uma vitória, que em agosto, Figueiredo aprovou a Lei da Anistia. Sendo assim, no mesmo ano, mas no mês de novembro o governo aprovou o fim do bipartidarismo, com tudo isso a Arena e o MDB foram extintos e só assim formaram-se novos partidos. Diretamente da Arena se formou o Partido Democrático Social (PDS); do MDB, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Sendo assim formaram-se também o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido dos Trabalhadores (PT) fora os outros que ainda teve.
No ano seguinte o governo restabeleceu eleições diretas para governador de estado.
No ano seguinte o governo restabeleceu eleições diretas para governador de estado.
—> Diretas Já:
Em 27 de novembro foi realizado um comício em São Paulo, que deu início a campanha por eleições diretas para presidente da república. Essa campanha como ficou muito conhecida, logo se espalhou pelo país. Dentre tudo isso o deputado de mato groso, chamado: Dante de Oliveira que era do partido PMDB ele propôs que as eleições diretas voltassem rapidamente para presidente da República. Mas isso que Dante propôs não foi aprovado, então a maioria dos brasileiros ficaram muito frustados. E então já que não passou a ser direta, as eleições continuaram sendo indiretas mesmo.
Paulo Maluf: Tancredo Neves:
Ficha:
~João Figueiredo:
Período do Governo: 15 de março de 1979 à 15 de 1985.
Partido: ARENA - (ARN).
Vida - Nome: João Batista de Oliveira Figueiredo.
Filiação: Filho do General Euclides de Oliveira Figueiredo.
Morte: Dia 24 de 1999.
Principais Obras: Aprovou a lei da Anistia; Apoiou o fim do bipartidarismo.
Problemas Enfrentados: Greve dos trabalhadores; altas taxas de juros (...)'
Características: Anistia dos políticos cassados; eleições diretas (...)'
Fim do Governo: Saiu do governo, porque seu mandato acabou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário