(AI -1): Este ato institucional ele permite que o presidente suspenda todos os direitos políticos de qualquer pessoa por um tempo de dez anos, tendem a cassar mandamentos de parlamentares e decretar o estado de sítio. Dentre o mesmo período os militares divulgaram aquelas cem pessoas que foram cassadas, onde estava incluso o ex-presidente Jânio Quadros, o governador de Pernambuco Miguel Arraes, o deputado federal chamado Leonel Brizola e também o líder das Ligas Camponesas e ainda mais o deputado Francisco Julião.
(AI -2): O ato institucional dois extinguiu todos os partidos políticos e substituiu por dois únicos partidos que foi a Aliança Renovadora Nacional (Arena) que servia para dar apoio ao governo e teve o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que servia para fazer oposição.
(AI -3): Esse ato institucional ele estabelecia eleições diretas para governadores dos estados. Era da seguinte forma – o presidente indicava os governadores e eles pegavam e nomeavam os prefeitos das capitais. Sendo desta forma, depois dos três primeiros atos institucionais, as pessoas começaram a perder o direito de escolher seus governantes. O governo então, passou a ficar preocupado com a aparência de legalidade, por isso que reabriu o Congresso para que passassem a aprovar uma nova carta magna, que no caso era a Constituição de 24 de janeiro de 1967, esta constituição ampliava os poderes do presidente da República e também restringia o direito de greve.
(AI -4): Foi baixado por Castelo Branco em 7 de dezembro de 1966. Castelo Branco, por meio do AI-4, foi feito o Congresso Nacional para a votação e promulgação do projeto de Constituição, que anulava de vez a Constituição de 1946. Esta já havia recebido várias emendas, que já estava totalmente descaracterizada.
(AI -5): Foi o mais duro de todos, ele dava quase todo poder ao presidente. Foi o quinto ato criado pelo regime militar e passou a ser realizado em 19 de dezembro de 1986 durante o governo de Costa e Silva. No ano de 1978, no governo Ernesto Geisel, o AI-5 deixou de existir e o habeas corpus foi restaurado. Esse AI-5 - Proibia manifestações populares de caráter político; -Suspendia o direito de habeas corpus e -Impunha a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário