sábado, 24 de novembro de 2012

FINALIZAMOS O BLOG POR AQUI PESSOAL, BEIJOS E FIQUEM COM DEUS ;*


Amanda Kelly e Jonathan Paiva
proprietários do blog ;D


Boa Noite pessoal, acabamos por aqui os assuntos que tínhamos para postar e ver se ajudamos ou iremos ajudar a algumas pessoas, pessoas que precisarem de informações ou de fichas de presidentes estão aqui logo abaixo, você vai descendo e observando seriamente todos assuntos e informações :D' Povo pra distrair um pouco eu queria trazer uma extra pra vocês agora, exemplos: charges, filmes, músicas (;


Filme relacionado ao Regime Militar - Batismo de Sangue - um ótimo filme viu gente?


São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves) passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella (Marku Ribas). Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.

Charge relacionada ao Regime Militar:



Filme relacionado A Distensão do Regime Militar - O passageiro da Agonia.



Aproveitando os primeiros indícios de distensão da ditadura militar brasileira, "Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia" foi o primeiro filme a abordar seriamente a corrupção policial e a tortura nas prisões brasileiras.

O Brasil e o Mercosul:

O Mercado Como do Sul (Mercosul), bloco econômico formado inicialmente por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, foi instruído em 1991, quando os presidentes desses países assinaram o Tratado de Assunção, lá no Paraguai. Quando foi no ano de 1995, grande parte das mercadorias produzidas nos países-membros passou a circular livremente por esse países, sem a cobrança de tarifas de importação. Posteriormente, outros países latino-americanos, como o Chile e a Bolívia, firmaram acordos com o Mercosul, envolvendo facilidade de circulação apenas para alguns produtos.

Países que formaram o bloco econômico:

                                     
                          Brasil                                                              Argentina

                                  
                          Paraguai                                                          Uruguai



Brasil contemporâneo: de Collor a Lula:

No ano de 1989, depois de quase trinta anos sem eleições diretas os brasileiros voltaram as urnas para votar quem seria o presidente da República. A campanha foi bastante disputada. Collor começou a prometer coisas para o povo, um exemplo de uma promessa foi --> diminuir a inflação. E o povo foi acreditando nele e só assim ele foi eleito.

Governo Collor:

Esse homem presta gente? Acho que não viu, leiam e descubram:

Collor herdou de todos os governos anteriores uma inflação de mais de 80% ao mês. Ele estava prometendo ao povo que resolveria toda essa fase de alto inflação "com um só tiro", e então o novo presidente lançou o Plano Collor, que:


  • Determinou o bloqueio de todo o dinheiro, acima de 50 mil cruzados novos, depositado em contas bancárias de pessoas e empresas;
  • Congelou preços e salários;
  • Elevou os juros, com o objetivo de diminuir o consumo.

Ficha:
~Governo Collor:

Período de governo: 15 de 1990 à 02 de 1992.
Partido: PTC.
Vida - Nome: Fernando Collor de Melo.
Nascimento: 12 de agosto de 1949.
Principais Obras: Lançou o Plano Collor; Adotou o neoliberalismo (...)'
Características: Escândalos promovendo o governo (...)'
Fim do Governo: Ao perceber que sera demitido, Collor renunciou o poder.

Itamar Franco:


  • Quando Collor se renunciou, Itamar Franco passou a assumir a presidência. Ele começou a escolher pessoas de partidos diferentes para compor seu governo.
  • Quando Itamar Franco entrou no poder, a inflação estava em um nível alarmante (30%) ao mês. Ou seja, todo mês todos os produtos aumentavam 30% do seu valor. Para tentar acabar com isso Itamar pediu a ajuda de Fernando Henrique Cardoso, então Fernando e sua equipe lançaram o Plano Real que previa a criação de uma nova moeda, o real (R$). 
  • Este tal plano conseguiu diminuir bastante a inflação, para menos de 5% ao mês, a partir de então as pessoas passaram a ter condições de comprar uma quantia de bens de consumo, exemplos: televisores, geladeiras, ventiladores e alimentos.
  • De acordo com a inflação, a popularidade de Fernando Henrique mudava. Se a inflação tivesse baixa sua popularidade aumentava e se a inflação estivesse alta, sua popularidade diminuía.
  • Com a ajuda não só do real, mas também dos empresários e pela mídia Fernando Henrique venceu as eleições no primeiro turno, com 54% dos votos válidos, o segundo colocado foi Lula, do Partido dos Trabalhadores - PT.


Ficha:
~Itamar Franco:

Período de governo: 29 de 1992 à 01 de 1995.
Partido: PMDB.
Vida - Nome: Itamar Franco.
Nascimento: 28 de 1930.
Principais Obras: Lançou o Plano Real; Nomeou Fernando (...)'
Características: Nova Moeda, o real.
Fim do Governo: Saiu do governo porque, pois seu mandato acabou.

Governo Fernando Henrique:


Quando Fernando Henrique assumiu a presidência ele tinha um compromisso.
  • Manter a estabilidade do real e reduzir o tamanho do Estado e os gastos públicos.
Fernando Henrique Cardoso teve dois mandatos. No seu segundo mandato inclui: A oposição a FHC.

Ficha
~Fernando Henrique Cardoso:

Período de governo: 01 de 1995 à 1999.
Partido: PMDB
Vida - Nome: Fernando Henrique Cardoso.
Nascimento: 18 de 1931.
Principais Obras: 

  • Primeiro Mandato: Tentar manter o Real; Acelerou um Programa (...)'
  • Segundo Mandato: Manter os juros altos; Criação do bolsa-escola (...)'
Características: 

  • Primeiro Mandato: Privar os estatais; Tentar manter o real (...)'
  • Segundo Mandato: Oposição; Crise (...)'

Fim do Governo: Saiu do governo porque, pois seu mandato acabou.

Governo Lula:

No ano de 2002 houve eleições presidenciais, qual o primeiro colocado foi o ex-proprietário Luiz Inácio Lula da Silva, ele era da coligação liderada pelo PT. 

O segundo colocado foi José Serra do PSDB.

Lula, ao tomar posse em 2003 prometeu manter um diálogo amplo com a sociedade. Além dos ministérios já existentes, criou outros, como o Ministério das Cidades e o Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, além de secretarias, como a Secretaria Especial de Política para as Mulheres e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Em seu governo teve do primeiro mandato teve:

  • Reforma da Previdência
  • Reforma do Judiciário
  • Política econômica.
O segundo mandato de Lula:

Nas eleições de outubro de 2006, Lula venceu Geraldo Alckmin, do PSDB, no segundo turno, com mais de 60% dos votos válidos, reelegendo-se presidente da República.

Ficha:
~Lula

Período de governo: 01 de 2003 à 2006 / 01 de 2006 à 2011.
Partido: PT
Vida - Nome: Lula
Nascimento: Nasceu em 27 de 1945.
Principais Obras: 

  • Primeiro Mandato: Criou o Manifesto das cidades; Ministério Extraordinário (...)'
  • Segundo Mandato: Lançou o programa de Aceleração do Crescimento; Consolidou sua liderança (...)'

Características: 

  • Primeiro Mandato: Criação de programas; Reformas (...)'
  • Segundo Mandato: Política externa; Desafios e Problemas.

Fim do Governo: Saiu do governo porque, pois seu mandato acabou.


Boa tarde para todos que visitam nosso blog - Acabamos de finalizar o segundo capítulo que foi "A distensão do Regime Militar: de Geisel a Sarney". Se tiverem interesse ele está logo aqui em baixo:

GOVERNO GEISEL:

Boa tarde pessoas que visitam o nosso blog, agora vou postar pra vocês este novo assunto que parece com o Regime Militar. Mas agora em específico é “A distensão do Regime Militar.” Vamos ao que interessa, iremos começar com o Governo Geisel e logo no final uma ficha de seu governo:


                          
O General Ernesto Geisel, foi presidente do Brasil entre 1974 e 1979, seu governo era moderado e diferenciava-se dos dois generais da linha dura que eram: Costa e Silva e Médici, esses foram o que governaram antes dele.
O seu governo lançou o II Plano Nacional de Desenvolvimento. Siglas (PND). Mas tinham objetivos? Claro que tinham! E quais eram os principais? Era manter altas as taxas de crescimento econômico, também estimular a produção de bens de capital e aumentar a produção de insumis básicos.
Geisel era favorável a que os militares devolvessem o poder aos civis e voltassem para os quartéis. Mas pelo ponto de vista dele, essa tal abertura política deveria ser: lenta, gradual e segura e ainda teria que controlar a oposição dos generais da linha-dura.
Naquele mesmo ano, Geisel iniciou a abertura, assim permitindo a propagando eleitoral no rádio e também na televisão. E os militares da “linha dura” que eram contrários a aquela abertura começaram a acusar o MDB de ter ganhado as eleições com todos aqueles votos dos comunistas e iniciaram uma violenta perseguição a eles.
Quando foi em 1977, Geisel ele fechou o Congresso Nacional criando assim um conjunto de medidas que ficou mais conhecido como “Pacote de Abril:”
  • Um terço dos senadores seria escolhido pelo governo, 
  • A escolha dos governadores continuaria sendo feita por eleições indiretas, 
  • O mandato do presidente passava de 5 para 6 anos.  

                       

Ficha:
~Governo Ernesto Geisel:

Período de governo: 15 de março de 1974 à 15 de março de 1979.
Partido:ARENA - Aliança Renovadora Nacional.
Vida - Nome: Ernesto Geisel.
Nascimento: Nasceu em Bento Golcalves.
Filiação: Filho de alemães e protestantes luteranos.
Morte: Morreu no Rio de Janeiro em 1996.
Principais Obras: Lançou o II Plano Nacional de Desenvolvimento; Fechou o Congresso; Impôs uma série de medidas conhecidas como Pacote de Abril; Extinguiu os Atos Institucionais.
Problemas Enfrentados: Alta inflação; o desemprego; a crise de petróleo (...) '
Características: Governo moderado; abertura política lenta e gradual.
Fim do Governo: Saiu do governo porque, pois seu mandato acabou.

GOVERNO JOÃO FIGUEIREDO:


Esse presidente ele assumiu o poder em um momento em que trabalhadores de várias partes do país estavam em greve em defesa de seus salários, que vinha sendo corroídos por uma inflação rápida.                          
                         
A greve mais importante foi a dos metalúrgicos do ABCD paulista, que teve início antes da posse de João Figueiredo. No início, os operários exigiam mesmo o reajuste dos salários e depois eles passaram a exigir também liberdades democráticas. Além de operários, estudantes, artistas, líderes comunitários, religiosos e políticos de várias tendências também estavam presente às comemorações o Comitê Brasileiro para a Anistia (CBA), que também liderava a campanha pela “anistia ampla, geral e irrestrita”.
—> A anistia e os novos partidos: 
Naquele mesmo ano de 1979 a anistia conseguiu uma vitória, que em agosto, Figueiredo aprovou a Lei da Anistia. Sendo assim, no mesmo ano, mas no mês de novembro o governo aprovou o fim do bipartidarismo, com tudo isso a Arena e o MDB foram extintos e só assim formaram-se novos partidos. Diretamente da Arena se formou o Partido Democrático Social (PDS); do MDB, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Sendo assim formaram-se também o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido dos Trabalhadores (PT) fora os outros que ainda teve.
No ano seguinte o governo restabeleceu eleições diretas para governador de estado.
—> Diretas Já:
                           
                                                                               
Em 27 de novembro foi realizado um comício em São Paulo, que deu início a campanha por eleições diretas para presidente da república. Essa campanha como ficou muito conhecida, logo se espalhou pelo país. Dentre tudo isso o deputado de mato groso, chamado: Dante de Oliveira que era do partido PMDB ele propôs que as  eleições diretas voltassem rapidamente para presidente da República. Mas isso que Dante propôs não foi aprovado, então a maioria dos brasileiros ficaram muito frustados. E então já que não passou a ser direta, as eleições continuaram sendo indiretas mesmo.
                      
Quando foi em 1985, a Presidência da República passou a ser disputada por Paulo Maluf que era candidato do Regime Militar e Tancredo Neves, candidato da Aliança Liberal. Tancredo Neves venceu pelas maioria dos votos que foi 480 por 180 de Paulo Maluf. Mas Tancredo não chegou a assumir a presidência pois ele foi internado no dia 14 de março, que já era a véspera da posse, e teve complicações no hospital e acabou morrendo em 21 de abril de 1985.    
             Paulo Maluf:                                                     Tancredo Neves:
                             

Ficha:
~João Figueiredo:

Período do Governo: 15 de março de 1979 à 15 de 1985.
Partido: ARENA - (ARN).
Vida - Nome: João Batista de Oliveira Figueiredo.
Filiação: Filho do General Euclides de Oliveira Figueiredo.
Morte: Dia 24 de 1999.
Principais Obras: Aprovou a lei da Anistia; Apoiou o fim do bipartidarismo.
Problemas Enfrentados: Greve dos trabalhadores; altas taxas de juros (...)'
Características: Anistia dos políticos cassados; eleições diretas (...)'
Fim do Governo: Saiu do governo, porque seu mandato acabou.

Governo José Sarney:



José Sarney como vice, assumiu a Presidência da República porque Tancredo Neves morreu. Qual era seu objetivo? Seu objetivo era ganhar confiança de setores democráticos, restabeleceu eleições diretas para presidente da República, estendeu o direito de voto aos analfabetos e por fim prometeu ao país uma nova Constituição. Seu governo tinha um lema, qual era esse lema? Era: “Tudo pelo social”.
                                    

Sarney ele passou a assumir o poder quando a inflação estava aumentando  em média de 18% ao mês, corroendo salários e gerando insatisfação social. Para enfrentar essa tal situação, em 1986, seu governo lançou o Plano Cruzado, 
  • Que previa a mudança da moeda brasileira, só assim substituindo o cruzeiro pelo cruzado, (cada cruzado valia por mil cruzeiros); 
                        

  • O reajuste do salários mínimo sempre que a inflação atingisse 20%; 
  • O congelamento de preços e salários por um ano. 
Sarney então pediu que cada brasileiro (a) fosse um fiscal dos preços. Nos primeiros tempos do plano, a inflação caiu, mas a popularidade do governo aumentou. Mas como o consumo começou a crescer, começou também a faltar mercadorias. E só por causa dessa falta de mercadorias os empresários começaram a praticar o ágio - que era a cobrança acima da tabela.
                    
      (Prateleiras vazias nos supermercados durante os congelamentos de preço).
—> A Constituição Federal de 1988:
                                        
Os deputados e senadores reuniram-se no Congresso, discutiam uma nova Constituição para o país. Depois de algum tempo os constituintes aprovaram a Constituição de 1988. Mas essa Constituição tem algumas características:
  • Forma de governo: República Federativa.
  • Regime: presidencialista. 
  • Relações raciais: o artigo 5º da Constituição definiu o racismo como um crime. 
  • Eleições: a eleição para presidente, governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil eleitores passava a ser feita em dois turnos, caso nenhum dos candidatos obtivesse a maioria dos votos no primeiro turno.
  • Voto: era obrigatório para qualquer brasileiro maior de 18 anos e menores de 70 anos, e opcional para maiores de 70 anos e para jovens com 16 ou 17 anos;
  • Povos indígenas: obtiveram direito à posse da terra que tradicionalmente ocupavam, cabendo à União demarcá-la;
  • Mídia: houve o fim da censura a jornais, televisão, rádio, cinema.
  • Terra: aplicação da reforma agrária em terras consideradas improdutivas.
  • Legislação de trabalho: a jornada de trabalho passou a ser de 44 horas; o trabalhador com carteira assinada ganhava o direito a receber como extra um terço do seu salário ao sair de férias; o demitido sem uma causa justa recebesse todos os seus direitos; a licença maternidade foi aumentada 120 dias e criou-se a licença paternidade que era de 5 dias.   
Ficha:
~José Sarney:

Período do Governo: 15 de 1985 à 15 de 1990.
Partido:
 PMDB.
Vida - Nome: José R. Figueiredo de A.
Nascimento: Em Pinheiro.
Principais Obras: Estabeleceu eleições diretas para presidentes; estendeu o direito do voto (...)'
Características: Plano Cruzado; Constituição Promulgada (...)'
Fim do Governo: Saiu do governo, pois seu mandato acabou.

         E mais uma vez acabamos de acabar mais um dos capítulos esse agora foi o   
    capítulo da “DISTENSÃO MILITAR”. Incluindo dois governos de “Geisel a Sarney”
                                          Espero ter ajudado vocês mais uma vez.
                                                                Beijos ;*

                                                                    

ATOS INSTITUCIONAIS:


(AI -1): Este ato institucional ele permite que o presidente suspenda todos os direitos políticos de qualquer pessoa por um tempo de dez anos, tendem a cassar mandamentos de parlamentares e decretar o estado de sítio. Dentre o mesmo período os militares divulgaram aquelas cem pessoas que foram cassadas, onde estava incluso o ex-presidente Jânio Quadros, o governador de Pernambuco Miguel Arraes, o deputado federal chamado Leonel Brizola e também o líder das Ligas Camponesas e ainda mais o deputado Francisco Julião.
                         
(AI -2): O ato institucional dois extinguiu todos os partidos políticos e substituiu por dois únicos partidos que foi a Aliança Renovadora Nacional (Arena) que servia para dar apoio ao governo e teve o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que servia para fazer oposição.
                      
        
(AI -3): Esse ato institucional ele estabelecia eleições diretas para governadores dos estados. Era da seguinte forma – o presidente indicava os governadores e eles pegavam e nomeavam os prefeitos das capitais. Sendo desta forma, depois dos três primeiros atos institucionais, as pessoas começaram a perder o direito de escolher seus governantes. O governo então, passou a ficar preocupado com a aparência de legalidade, por isso que reabriu o Congresso para que passassem a aprovar uma nova carta magna, que no caso era a Constituição de 24 de janeiro de 1967, esta constituição ampliava os poderes do presidente da República e também restringia o direito de greve.                          
                     
(AI -4): Foi baixado por Castelo Branco em 7 de dezembro de 1966. Castelo Branco, por meio do AI-4, foi feito o Congresso Nacional para a votação e promulgação do projeto de Constituição, que anulava de vez a Constituição de 1946. Esta já havia recebido várias emendas, que já estava totalmente descaracterizada.
                            
(AI -5): Foi o mais duro de todos, ele dava quase todo poder ao presidente. Foi o quinto ato criado pelo regime militar e passou a ser realizado em 19 de dezembro de 1986 durante o governo de Costa e Silva. No ano de 1978, no governo Ernesto Geisel, o AI-5 deixou de existir e o habeas corpus foi restaurado. Esse AI-5 - Proibia manifestações populares de caráter político; -Suspendia o direito de habeas corpus e -Impunha a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas. 
                            

O SHOW OPINIÃO E A RESISTÊNCIA AO GOLPE DE 1964:


Os intelectuais e artistas brasileiros eles tiveram a capacidade de reagir o golpe de 1964. Por meio de que eles conseguiram reagir esse tal golpe? Por meio da música, do teatro, do cinema e também por meio das manifestações culturais. Uma cantora ela até se destacou por deixar de catar e interpretar músicas que ela gostava para cantar músicas que tinha uma relação com a angústia e dores da população que era pobre.

                                  

DENTRO DO GOVERNO COSTA E SILVA:

 Boa Noite pessoal que visita aqui o nosso blog, queria que vocês prestassem bem atenção nesses próximos assuntos, pois tratam-se de alguns tópicos e acontecimentos que houve dentro dos tais governos, primeiro iremos falar o que houve dentro deste Governo Costa e Silva, foi um general da linha-dura, isto é, ele defendia o endurecimento do regime militar no combate ao comunismo. Sua posse aconteceu no dia 15 de março de 1967. Com ele no governo, iniciou a fase mais dura do regime militar, houve o aumento da repressão e a resistência ao regime só fez aumentar. Mas antes vejamos a foto dele:

                            

O que houve dentro deste governo mesmo? Sim… Lembrei, foi a “Passeata dos Cem Mil”, foi quando a movimentação estudantil começou a crescer inclusive no Brasil também. Houve até uma manifestação das pessoas por conta da qualidade da comida que era fornecida para os estudantes em um restaurante universitário “Calabouço”, um paraense foi até morto pela polícia, e foi isso também que provocou as pessoas, então passaram a fazer protestos e dentre esses protestos estava a “Passeata dos Cem Mil.” E quem fazia parte desse protesto? –Os estudantes, os políticos, artistas, vários trabalhadores e inclusive mães de alguns estudantes.

Bom… Espero que tenham conseguido aprender um pouco mais sobre essa tal “Passeata dos Cem Mil”.                          
                               
     
                                   

GOVERNO MÉDICI:


Pessoal… Eu queria voltar logo com o assunto relacionado a Ditadura Militar para vermos se acabamos esse capítulo ainda hoje se possível :D’
                                          
Em 1996, os comandantes militares indicaram outro general para a presidência da República. Emílio Garrastazu Médici de 1969 até 1974, cujo governo foi o mais repressivo da história brasileira.
Médici quando ele foi entrando na presidência, ele mesmo exigiu que o Congresso Nacional fosse reaberto, e assim foi.
Qualquer cidadão que fosse suspeito a ser “subversivo” - nome que o governo dava aos que discordavam dele - podia ser detido, torturado ou até mesmo morto, sem que a família soubesse de seu paradeiro e sem que nenhuma autoridade jurídica fosse consultada.
Até as universidades foram invadidas; professores, jornalista, artistas, estudantes, religiosos e militares contrários à ditadura foram perseguidos.
Mas como a repressão cresceu muito naqueles anos, houve a resistência cultural ao Regime, na qual os cantores, jornalistas faziam canções de vários protestos. 

CHARGE RELACIONADA AO REGIME MILITAR (AMBIGUIDADE):






LEI DE IMPRENSA:


O que foi que o governo fez para abafar a resistência ao regime? Ele aprovou essa tal lei que foi a lei da imprensa que só assim então passou a exercer uma forte censura sobre os jornais e as revistas.
                            
“Essa charge de fortuna foi feita meses antes de o governo ter aprovado a Lei da Imprensa. Veja que a personagem está de pijama e chinelo, o que sugere a ideia de invasão da intimidade do cidadão.”

DO INÍCIO AO FIM DO MILAGRE ECONÔMICO:


    
Durante o período do Governo Médici a economia aumentou mais ou menos 10% ao ano, mas por enquanto a inflação permaneceu relativamente baixa. Isso foi uma combinação bastante interessante. E foi? Foi sim! Essa combinação levou até um nome que foi o “Milagre Econômico”.
 Este é Antônio Delfim Neto, disse que para fazer isso, era preciso primeiro, acumular a riqueza para depois dividi-la. Então, para estimular o crescimento econômico, o governo conseguiu empréstimos no exterior; atraiu capitais estrangeiros e baixou os salários dos trabalhadores mais pobres. 
No último ano de Médici em 1973, por motivos internos e externos, o “Milagre Econômico” começou a dar sinais de esgotamento.
Em consequência da guerra de 1973 entre árabes e judeus, os países árabes começaram a triplicar o preço mundial do barril de petróleo, isso fez com que provocasse abalo na economia brasileira.
Com tudo isso o PIB começou a declinar, e a inflação voltou a crescer. A dívida externa e diferença entre os mais ricos e os mais pobres também aumentaram. E com todos esses fatores, foi uma gota d’água para que o presidente Médici saísse do governo com pouca popularidade.

                                               
                             Agora acabamos o capítulo sobre o “REGIME MILITAR.”
                                                         Espero ter ajudado vocês.
                                                                     Beijos ;*
                                                                      
                                             

EXTRA:

Bom Pessoal. Por hoje só! Acabamos o assunto do "Regime Militar" que esta logo ai em cima como vocês puderam ver, e quero deixar como EXTRA uma música que tem relação com o "Regime Militar":

~ Tropicália - Caetano Veloso: